Nossos projetos
Projetos realizados pela equipe do Degredo através do nosso site e redes sociais.
PROJETO: DIFUSÃO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA E AUDIOVISUAL DO QUILOMBO DO DEGREDO EM LINHARES/ES
Nosso projeto tem como objetivo fortalecer a implementação da Lei 10.639/03, promovendo o acesso às produções literárias e audiovisuais da Comunidade Quilombola do Degredo.
O objetivo é valorizar a história, a cultura e a resistência quilombola, transformando a produção cultural local em uma ferramenta de educação antirracista e de preservação das memórias.
As obras “Segredos do Degredo”, “Vozes do Degredo” e “Guardiões da Memória” foram produzidas por moradores da própria comunidade e revelam histórias, memórias e saberes que reafirmam a identidade quilombola, fortalecendo a educação e a consciência histórica no município de Linhares/ES.
Nos próximos dias, estaremos em diversos locais para apresentar essas produções e compartilhar as histórias do nosso território, promovendo o diálogo entre educação, cultura e ancestralidade.

DEGREDO EM PALAVRA E IMAGENS
Lançamento de livros "Segredos do Degredo: Entre tradições e memórias", "Vozes do Degredo: Memórias Quilombolas" e "Guardiões da Memória: Mestres e Mestras do Quilombo do Degredo" são obras, produzidas pela equipe de mobilização do Degredo, reúnem relatos sobre a tradicionalidade do território, memórias ancestrais e contos da comunidade. Os livros destacam as vozes de mestres, mestras e jovens do Degredo, celebrando a cultura viva, os saberes ancestrais e o protagonismo quilombola. Essa produção representa um importante instrumento de valorização e preservação da cultura do norte capixaba.

LANÇAMENTO E DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA E DO AUDIOVISUAL PRODUZIDO NO DEGREDO NA LIVRARIA MUVUCA (PARATY/RJ)
No dia 31 de julho de 2025, a Associação dos Pescadores e Extrativistas do Quilombo do Degredo participou de uma atividade cultural em Paraty, Rio de Janeiro, custeada pelo Edital de Circulação e Intercâmbio 001/2025 da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo SECULT. O convite partiu da Livraria Muvuca, localizada no Centro Histórico de Paraty, com o objetivo de integrar a programação da Festa Literária Internacional de Paraty FLIP, espaço de grande relevância para a difusão de produções autorais de comunidades tradicionais.
A equipe do projeto contribuiu ativamente na apresentação, nos registros e nas filmagens, além de dialogar com o público. As publicações são fruto de uma oficina de audiovisual realizada pela Assessoria Técnica da ASPERQD entre 2024 e o primeiro trimestre de 2025, reunindo memórias, contos, artes e desenhos de dez autores da comunidade do Degredo. O resultado é um material de grande valor cultural, voltado à preservação e valorização das memórias ancestrais, das histórias de vida e dos saberes quilombolas. Além das versões impressas, foram também lançados livros digitais, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o registro da ancestralidade e da identidade cultural capixaba.

PAINEL: “FORMAÇÃO NO CAMPO DO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA E DA HISTÓRIA QUILOMBOLA”
Os representantes da Comunidade Quilombola de Degredo/ES participaram ativamente do painel “Formação no Campo do Audiovisual como Instrumento de Valorização e Preservação da Cultura e da História Quilombola”, realizado durante a Flip PRETA 2025. O momento foi marcado pela reafirmação do protagonismo
do Degredo na produção cultural, literária e audiovisual quilombola no Espírito Santo, destacando sua contribuição singular para o fortalecimento das memórias e identidades coletivas.
Na ocasião, os participantes ressaltaram a importância da produção cultural, literária e do audiovisual para o processo formativo das novas gerações e para a salvaguarda da história e do modo de vida quilombola. Foi enfatizado como o audiovisual tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para registrar e difundir os saberes tradicionais, fortalecer a autoestima comunitária e afirmar o pertencimento quilombola frente aos desafios do racismo estrutural e da invisibilidade histórica.
