Quem Somos
O Coletivo do Degredo é um coletivo de produção cultural localizado na Comunidade Quilombola de Degredo, Linhares/ES.
Nós fortalecemos a cultura quilombola e a produção audiovisual comunitária.

Equipe
Equipe de coletivo do quilombo do Degredo

Carlos Gomes Pinto
Agente cultura, autor e produtor de audiovisual
Nasceu e cresceu no Degredo, filho de Benedito Borges Pinto e Maria das Graças Gomes Pinto. É mobilizador e pertence ao tronco Gomes Pinto. Casado e pai de dois filhos, tem uma relação forte com o território, especialmente por meio da pesca, que praticava no rio e no mar antes das restrições impostas à comunidade. Suas melhores lembranças de infância são os dias de banho no rio Ipiranga com os irmãos e amigos, momentos que ajudaram a construir seu laço afetivo com o lugar.

Felipe Leite Soares
Agente Cultural, Administrador, Autor.
Nasceu em 1994 e pertence ao tronco Correia. Jovem simpático e de espírito curioso, tem grande interesse pela agricultura e está sempre disposto a aprender. Gosta de se envolver em projetos que gerem impacto positivo, buscando maneiras de contribuir com a comunidade. Acredita no poder do conhecimento e da motivação para transformar realidades e auxiliar aqueles que precisam.

Lucas Borges
Agente cultura, autor e produtor de audiovisual.
Nasceu em 1996 e pertence ao tronco Borges/Irineu. Jovem dedicado e ansioso, preocupa-se com tudo o que faz, seja no trabalho ou na vida pessoal. Sempre em busca do bem-estar, tanto próprio quanto alheio, é apaixonado por esportes, especialmente futebol. Em 2024, descobriu uma nova paixão: a academia, que se tornou parte essencial de sua rotina, trazendo disciplina e novas metas. Brincalhão por natureza, valoriza o respeito e a amizade, sempre disposto a ajudar quem precisa e tornar os ambientes mais leves e agradáveis.

Luiz Carlos Leite da Silva
Agente cultura, autor e produtor de audiovisual.
Nasceu em 1998 e tem uma filha, Sarah Sophia, de cinco anos. Quilombola da comunidade de Degredo, pertence ao tronco Silva e atua como mobilizador na ATI ASPERQD. Suas memórias de infância estão ligadas ao território, lembrando-se com carinho dos tempos em que jogava futebol em campos improvisados, construídos por ele e seus amigos. A pesca, as brincadeiras e as aventuras com cavalos na praia fazem parte das lembranças que ele leva consigo, reforçando seu laço com Degredo.

Monielle Santana Carapina
Agente cultura, autor(a) e produtor(a) de audiovisual.
Nasceu em 1994 e pertence ao tronco Borges Carapina. Casada e mãe de Nickolly, de 11 anos, é quilombola da comunidade de Degredo e mobilizadora da ATI ASPERQD. Também atua como secretária da associação de pescadores da comunidade. Orgulha-se da força e resiliência de Degredo, que, mesmo diante de adversidades como desastres ambientais e restrições à pesca, continua se renovando e sobrevivendo com coragem e determinação.

Marijane de Jesus Leite
Agente cultura, autor(a) e produtor(a) de audiovisual.
Nasceu em 1975 e pertence ao tronco Jesus. Mobilizadora da ATI ASPERQD e vice-presidente da associação, sente grande satisfação em trabalhar na comunidade quilombola do Degredo. Como moradora e quilombola, considera um privilégio lutar pelos direitos do território ao lado de seus pares. Seu compromisso e dedicação são fundamentais para fortalecer a organização comunitária e manter vivas as tradições do lugar.

Paulo Borges dos Santos
Agente cultura, palestrante, autor e produtor de audiovisual.
Nasceu em 1998 e pertence ao tronco Vitória Borges. Durante sete anos, foi microempreendedor na comunidade, administrando um bar. Desde os oito anos, praticava a pesca, mas precisou interromper essa atividade após o desastre-crime da Samarco. Pai dedicado, é um homem organizado, sonhador e atento à família e aos amigos. Para ele, Degredo é sinônimo de paz e pertencimento. Mesmo que um dia precise partir, sabe que Degredo sempre fará parte de sua história, pois considera o lugar um verdadeiro paraíso.

Pedro Leite Costa
Agente cultura, griô, autor e produtor de audiovisual.
Conhecido como Pedro do Mel, nasceu e foi criado no território quilombola do Degredo, onde seu avô foi o patriarca e um grande líder da comunidade. Griô, guardião e transmissor dos saberes ancestrais, Pedro é pescador, produtor de mel, jongueiro, tamborzeiro e artesão de instrumentos musicais. Sua vivência e conhecimento fortalecem a cultura local, mantendo vivas as tradições quilombolas por meio da música, do trabalho comunitário e da oralidade.

Washington da Silva Costa
Agente cultura, autor e produtor de audiovisual.
Conhecido como Dudu, nasceu em 1982 e pertence ao tronco familiar Atalino Leite. Filho de Manoel Leite Costa e Clarinda da Silva, é mobilizador do território e representa sua família na luta pela preservação da cultura quilombola. Nascido e criado no Degredo, tem profundo amor pelo lugar, onde construiu sua história e identidade. Para ele, Degredo é mais do que um espaço físico: é um lar que carrega suas memórias e suas raízes.